Em seus comentários de hoje, o máximo órgão cinematográfico espanhol recordou que a cerimônia do Goya será realizada em 8 de fevereiro de 2025 em Granada, no sul do país.
A Áustria escolheu Who’s Afraid of Hitler’s People?, de Günter Schwaiger, e a Bélgica escolheu Augure, de Baloji, e The Girl Who Healed, de Fien Troch.
Beautiful Evening, Beautiful Day, de Yvona Juka, é o filme croata, enquanto Dog on Trial, de Laetita Dosch, e Queens, de Klaudia Reynicke, são os filmes suíços.
Cada país pode enviar até duas inscrições. Os filmes franceses são O Conde de Monte Cristo, de Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte, e Emilia Perez, de Jacques Audiard.
A Letônia será representada por Flow, um filme de animação de Gints Zilbalodis, e dois longas-metragens portugueses, Grand Tour, de Miguel Gomes, e O vento assobiando nas gruas, de Jeanne Waltz.
A Turquia apresentou Hesitation Wound, de Selman Nacar, e Yurt, de Nehir Tuna. A Alemanha está concorrendo a uma indicação com In the Blind Spot, de Ayse Polat, e Luxemburgo com Kensuke’s Kingdom, de Neil Boyle e Kirk Hendry, e Marianengraben, de Eileen Byrne.
A lista é completada pelos italianos La Chimera, de Alice Rohrwacher, e Palazzina Laf, de Michele Riondino; The Zone of Interest, de Jonathan Glazer, no Reino Unido; e as seleções islandesas são Ljósbrot (When the Light Breaks) e Touch, de Baltasar Kormákur.
car/ft/glmv