O eLAC é uma estratégia que busca promover o uso de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA), para promover o desenvolvimento sustentável, o conhecimento e a inovação.
Este evento é relevante para o Chile porque assume a liderança da agenda dos próximos dois anos e entre os seus elementos prioritários está aproveitar os benefícios da IA para aumentar a produtividade, tornar a economia mais eficiente e para a investigação científica.
A informação foi afirmada à Prensa Latina pelo responsável por assuntos digitais da Divisão de Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores do Chile, Juan Pablo Vial.
Segundo um relatório apresentado pela Comissão Económica para a América Latina e as Caraíbas (CEPAL), a digitalização pode ajudar a região a superar as três armadilhas do seu desenvolvimento: baixa capacidade de crescimento, elevada desigualdade e governação ineficaz.
Outro elemento prioritário – disse Vial – é aumentar os níveis de conectividade, o que significa não só trabalhar na área da promoção do acesso à Internet, mas também dotar de competências para ter uma experiência significativa na sua utilização.
Ele lembrou que na última versão do Índice Latino-Americano de IA seu país está muito bem posicionado neste assunto, também graças ao talento humano.
Autoridades dos países da região e representantes da sociedade civil, da comunidade técnica e de organismos internacionais participam do encontro na sede da CEPAL. ga/carro