Três dias depois das eleições gerais neste país, a corrida aos 218 assentos que marcam essa maioria (dos 435 na Câmara) aproxima-se do fim, porque os republicanos garantiram 216 assentos na Câmara Baixa contra 204 dos democratas, de acordo com a sede do Decision Desk.
Pelo menos 15 disputas ainda não anunciaram um vencedor, com os candidatos democratas liderando em nove delas, enquanto os republicanos estão à frente nas outras seis.
O presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, disse que aquele órgão legislativo está preparado para permanecer nas mãos do Partido Republicano.
No entanto, os democratas continuam esperançosos de conseguirem obter uma maioria muito estreita. O atual líder da minoria da Câmara Baixa, Hakeem Jeffries, alertou que “ainda não foi decidido quem irá controlá-la” no próximo ano.
Nas eleições de 5 de Novembro, o candidato republicano Donald Trump venceu claramente a democrata Kamala Harris. Ele obteve não apenas o voto do Colégio Eleitoral, mas também o voto popular e seu partido conquistou o controle do Senado (com 52 cadeiras em 100).
Se preservar o controle da Câmara dos Representantes, Trump governará durante os próximos quatro anos com um Congresso pintado de vermelho e também com um Supremo Tribunal de Justiça também moldado à sua dimensão.
car/dfm/ls