14 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Itália registou redução de ciberataques no primeiro semestre de 2024

Itália registou redução de ciberataques no primeiro semestre de 2024

Roma, 8 nov (Prensa Latina) No primeiro semestre de 2024 foram registados 124 ataques cibernéticos na Itália, cifra que mostra uma redução em relação aos 132 ocorridos no mesmo período do ano passado, segundo relatório divulgado hoje.

Um relatório da Agência Italiana de Cibersegurança (Clusit), publicado esta sexta-feira na página Web da publicação especializada Network Digital 360, indica que, embora tenha havido uma leve diminuição destes ataques, o seu número é desproporcional em relação à população e ao Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Para Andrea Zapparoli, presidente do comité científico da Clusit, há “sinais positivos, mas acreditamos que é prematuro considerá-los como uma diminuição da pressão, e que podem ser devido a flutuações sazonais”.

“As organizações italianas são particularmente vulneráveis a iniciativas de carácter demonstrativo, político ou social e, de fato, mais de um terço de todos os incidentes classificados como hacktivismo em todo o mundo foram contra entidades ou empresas italianas”, afirmou Luca Bechelli, especialista da Clusit.

Os especialistas alertam que na Itália o cenário está mudando, já que no primeiro semestre de 2024 o setor da indústria transformadora foi a primeira vítima, com 19% dos ataques cibernéticos, um aumento significativo em comparação aos 13 pontos percentuais considerados no ano anterior.

“Mais de um quarto dos cibereventos que visam o setor manufatureiro global afetam empresas italianas, refletindo a peculiaridade do tecido econômico de nosso país”, alertam os autores do relatório Clusit.

Seguem-se alvos múltiplos, que receberam 13% dos ataques, e depois a área governamental, militar e policial, com 11 pontos percentuais do total, um valor semelhante ao registado pelos setores de transporte e logística, enquanto que na saúde a percentagem foi de 9 pontos.

Este último setor, o dos cuidados de saúde, é o que mais preocupa os investigadores quando se analisa o aumento dos incidentes numa perspectiva cronológica, uma vez que durante o primeiro semestre de 2024 o número de incidentes detectados nesta categoria foi semelhante ao registado em todo o ano passado.

O crescimento em relação ao primeiro semestre de 2023 foi de 83%, confirmando uma tendência grave “que prevê um aumento significativo da atenção dos cibercriminosos para um setor particularmente crítico”, acrescenta a fonte.

nmr/ort/jb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES