As operações incluirão bairros costeiros como Pocitos, Punta Carretas e Buceo, entre outros, onde se encontra a menor concentração de homicídios da cidade.
Para isso, eles “implementarão dispositivos móveis de patrulhamento, observação e prevenção de crimes nas áreas estabelecidas”, diz a ordem emitida pela sede da polícia de Montevidéu.
O mandato também inclui o estabelecimento de postos de controle, revistas de pessoas e veículos dentro da área de operações, com ênfase nos motoristas, especialmente se duas pessoas estiverem viajando nesses veículos.
Os policiais de motocicleta serão designados exclusivamente para eventos que ocorram em seu quadrante e “não serão incluídos na primeira linha de resposta à demanda geral”, diz a ordem da polícia, de acordo com o La Diaria.
Como missão, os agentes da lei terão a tarefa de “identificar pessoas em vias públicas, com atenção especial às paradas de transporte público e com ênfase em veículos de duas rodas viajando com dois ocupantes”.
A operação coincide com outras em bairros populares onde há uma alta incidência de atos violentos associados principalmente ao tráfico de drogas, a causa presumida por trás de quatro assassinatos e vários ferimentos a bala nos últimos dois dias.
mpm/ool/bm