De acordo com o comunicado à imprensa, Chernyshenko participará nesta sexta-feira de uma reunião dos copresidentes da Comissão Intergovernamental Russo-Cubana para Cooperação Comercial, Econômica, Científica e Técnica.
O lado cubano será presidido pelo Vice Primeiro Ministro Ricardo Cabrisas. Espera-se que vários documentos bilaterais sejam assinados como resultado da reunião.
O programa da estadia do vice-primeiro-ministro russo em Havana inclui uma visita à Igreja do Ícone da Mãe de Deus em Kazan, onde ele participará de um serviço religioso.
Os membros da delegação também se reunirão com os alunos de uma das escolas da capital cubana, onde o idioma russo é ensinado, e presentearão as crianças com lembranças. A visita de Chernyshenko a Cuba ocorre em condições difíceis para o país caribenho, que atualmente passa por uma crise energética aguda e está lidando com as consequências do furacão Rafael.
Na véspera do ciclone, as autoridades cubanas decidiram encerrar prematuramente a feira internacional anual FIHAV-2024 em Havana, que estava sendo frequentada por uma delegação russa.
A delegação do vice-primeiro-ministro russo chegou à Havana vinda de Caracas, onde Chernyshenko se reuniu com o presidente venezuelano Nicolas Maduro.
Em Caracas, o vice-primeiro-ministro russo também participou de uma reunião da Comissão Intergovernamental Russo-Venezuelana de alto nível e realizou vários eventos.
mpm/gfa/bm