Segundo o diretor-geral da Unidade Nacional de Gestão de Risco de Desastres (Ungrd), Carlos Carillo, o objetivo do encontro será tomar decisões sobre as ferramentas que o Governo Nacional autorizará, em meio a uma crise orçamentária, para garantir recursos antes da declaração de emergência naquela região.
Dados daquela entidade indicam que já existem 25.355 famílias afetadas no referido território em 22 dos seus municípios, ou seja, 70 por cento do departamento é afetado pelas fortes chuvas.
A Sala Nacional de Crise do Ungrd recomendou que os autarcas não façam relatórios isolados, mas sim canalizem toda a informação através do departamento, que irá gerir um sobrevoo de reconhecimento com as entidades operacionais para verificar as zonas afetadas.
O vice-diretor de Gestão de Desastres daquela entidade, Ricardo Hurtado, comentou anteriormente que devido ao contexto, uma comissão foi enviada ao território e as entidades operacionais foram mobilizadas: Exército, Polícia, Defesa Civil, Aeronáutica, Cruz Vermelha e Bombeiros para coordenar e contribuir para a solução da emergência.
O desdobramento do Estado em socorro aos moradores de Chocó ocorre em meio a uma greve armada decretada pelo Exército de Libertação Nacional (ELN), que na prática se transforma em restrições de mobilidade para dezenas de comunidades devido aos enfrentamentos daquela força insurgente com o grupo armado Clã del Golfo.
Em comunicado, o ELN alegou que “para proteger a integridade física da população” devido aos combates, a mobilidade nos rios San Juan, Sipi e Cajón ficaria paralisada.
A situação hidrometeorológica na Colômbia é complexa há dias, com inundações relatadas em Antioquia, La Guajira, Atlántico, Bolívar, Cundinamarca, onde está localizada a capital do distrito, entre outros departamentos.
De acordo com a previsão do Serviço Meteorológico, prevê-se um aumento das chuvas ao longo deste fim de semana que poderá causar graves danos a estas e outras regiões, como inundações e deslizamentos de terra em vários dos seus territórios.
mpm/if/hb