22 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Manifestações em Valência e ajuda no panorama da DANA

Manifestações em Valência e ajuda no panorama da DANA

Madri, 10 nov (Prensa Latina) As manifestações em Valência, leste da Espanha, e o anúncio de um segundo pacote de medidas com ajuda dedicada aos danos causados pela DANA, estão hoje em pauta.

Por um lado, as cenas apocalípticas ficam para trás quase três semanas depois da tragédia causada pela chamada gota fria em território espanhol, mas a população da província de Valência está nervosa devido à má gestão da Generalitat.

Em torno do Governo daquela região autônoma, liderado pelo conservador Partido Popular (PP), cerca de 130 mil pessoas saíram ontem à noite às ruas exigindo a demissão do chefe da administração valenciana, Carlos Mazón.

As pessoas que morreram em consequência da Depressão Isolada de Alto Nível (DANA) totalizam 220. Destas, 212 pertencem à Comunidade Valenciana, sete em Castela-La Mancha e uma na Andaluzia. 36.721 pessoas foram resgatadas.

Dada a viagem planeada pelo Presidente do Governo Nacional, Pedro Sánchez, a Baku, no Azerbaijão, para participar na Cúpula sobre Alterações Climáticas COP29, o Conselho de Ministros foi adiantado para esta segunda-feira.

Já Sánchez anunciou há dias o primeiro pacote de medidas no valor de 10,6 bilhões de euros, centrado em 78 municípios (75 da Comunidade Valenciana, dois de Castela-La Mancha e um da Andaluzia), afetados pela DANA no dia 29 de outubro.

Agora, nesta segunda-feira, ele detalhará os detalhes de um segundo pacote de ajuda multimilionário. O PP, através do seu chefe de Economia, Juan Bravo, apresentará ao Executivo um plano de medidas, algumas das quais poderão ser incluídas no programa de assistência da DANA.

Especialistas forenses da Polícia, da Guarda Civil e de centros de medicina legal em toda a Espanha estão a trabalhar para identificar as vítimas mortais causadas pela catástrofe ambiental.

Paralelamente, as autoridades de saúde estão empenhadas na árdua tarefa de antecipar o aparecimento de surtos de doenças derivadas da acumulação de água, além de tentar restabelecer a normalidade no atendimento médico aos cidadãos das zonas afetadas o mais rapidamente possível.

Além dos dispositivos da União Militar de Emergência (UME), Guarda Civil, Polícia Nacional e local, e dos bombeiros, estima-se que cerca de 50 mil voluntários chegaram às áreas mais afetadas para ajudar nos esforços de limpeza.

mpm/ft/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES