Durante os dias da exposição, os espectadores poderão assistir a filmes, documentários e obras de animação sobre pessoas com deficiência e como elas superam as dificuldades e alcançam seus objetivos e felicidade, especifica a nota.
Em seus mais de 20 anos de história, o festival se tornou um dos principais eventos no campo do cinema social, recebendo dezenas de milhares de inscrições de todo o mundo.
Foi criado um ambiente sem barreiras no local do festival. Durante os intervalos entre as exibições, o público poderá participar de master classes e discussões com os autores dos filmes. Além disso, serão exibidos trabalhos criados com a participação de diretores e atores com deficiência.
De acordo com a diretora do festival, Denise Roza, o número de filmes dedicados aos temas do festival está aumentando na Rússia.
“Esta é a primeira vez que exibiremos tantos filmes: mais de 40 obras de cineastas russos, e isso é muito gratificante. Acho que isso reflete as mudanças que estão ocorrendo na sociedade em relação às pessoas com deficiência”, disse ela.
O presidente do júri e diretor Alexander Kott enfatizou que o “Cinema Without Barriers” é um evento em que não há perdedores e que, pelo simples fato de fazer esses filmes, os cineastas já foram bem-sucedidos. Estou ansioso para assistir a todos os filmes e desejo boa sorte a todos os cineastas”, acrescentou.
O festival Cinema sem Barreiras é apoiado pelo Ministério da Cultura da Federação Russa.
mpm/gfa/bm