Este trabalho está sendo realizado pelo projeto de desenvolvimento local Reluxes Herrería, da cidade de Santa Clara, 278 quilômetros a leste de Havana, que pretende fechar o ano com 300 móveis recuperados para hospitais, policlínicas, maternidades e lares de avós do território.
Elas se somarão às mais de mil reparadas em 2023, principalmente ligadas ao serviço de Cirurgia Plástica e Caumatologia do Hospital Provincial Arnaldo Milián Castro, o único do gênero na região central de Cuba.
O Dr. Ramón Pérez, responsável por esse serviço no principal hospital da província cubana, elogiou a qualidade dos reparos em móveis com mais de 30 anos de uso, especialmente porque eles exigem um trabalho especializado para atender às particularidades do atendimento médico a pacientes com queimaduras.
Em 2024, a Reluxes Herrería já entregou 275 unidades de mobiliário clínico, incluindo camas fowler, cadeiras de enfermagem, macas, estrados e mesas de apoio, e pretende chegar a 300 antes do final do ano, além de aumentar suas contribuições com o conserto de 25 camas para uma das principais maternidades da cidade.
De acordo com Livan Aguila, administrador do projeto de desenvolvimento local, o Conselho de Administração de Santa Clara fornece o principal financiamento para a realização desses reparos,
Isso faz parte de um programa que inclui a obtenção de um lucro mínimo com os equipamentos recuperados e a vinculação de instituições para reduzir os custos.
No projeto Reluxes Herrería, 70% de seus trabalhadores têm 35 anos ou menos, e suas contribuições também incluem trabalhos em espaços públicos em Santa Clara, bem como planos para se associar à exportação de produtos de carpintaria de alumínio.
rc/ysd/glmv