Sua Majestade transmitiu as sinceras palavras de agradecimento por meio da embaixadora cubana no país, Milena Zaldívar, durante a cerimônia solene que encerrou as comemorações da importante ocasião na segunda-feira.
Durante o diálogo, o diplomata evocou a mensagem enviada pelo Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, quando elogiou os laços tradicionais de amizade e solidariedade sobre os quais as relações bilaterais foram forjadas.
Ele também ratificou a vontade do governo cubano de alcançar novos marcos na cooperação bilateral para o progresso, a paz e a prosperidade de ambos os povos, com o 65º aniversário do estabelecimento de laços diplomáticos em 2025 como uma motivação especial.
Em suas congratulações, destacadas aqui pela mídia nacional, Díaz-Canel disse que “nesta comemoração especial, evoco os laços tradicionais de amizade e solidariedade sobre os quais as relações bilaterais foram forjadas, com a certeza de que continuaremos a alcançar novos marcos para o progresso e o bem-estar de nossos povos”.
Cuba e Camboja estabeleceram laços diplomáticos em 15 de abril de 1960, com base no legado dos sentimentos de respeito e admiração mútuos entre o líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, e o Pai da Nação do Camboja, Norodom Sihanouk.
O Reino conquistou sua independência em 9 de novembro de 1953, após 90 anos de domínio colonial francês.
mpm/mpm/bm