A Unidade Revolucionária Nacional Guatemalteca (URNG-MAÍZ) reafirmou seu apoio ao povo, ao governo e ao Partido Comunista da ilha (PCC), depois de destacar o valor da unidade histórica do país, a resistência e a capacidade de dar respostas exemplares diante de qualquer adversidade.
O recente furacão, os terremotos ocorridos nos últimos dias, somam-se aos efeitos letais do brutal bloqueio econômico imposto há mais de seis décadas pelo imperialismo norte-americano”, disse o partido em um comunicado.
O partido lamenta as consequências de todas essas dificuldades para a população, mas espera que elas sejam superadas sob a liderança do PCC, do governo e das forças armadas.
A URNG-MAÍZ também pediu aos Estados Unidos que eliminem de uma vez por todas o bloqueio econômico, financeiro e comercial contra Cuba e que a retirem da lista unilateral de supostos patrocinadores do terrorismo, porque “muito mais do que qualquer fenômeno natural, o dano causado ao povo cubano foi devastador, criminoso”.
O Grupo Parlamentario de Izquierda GPI do Parlacen falou em termos semelhantes, enfatizando que o espírito de luta e a resiliência dos cubanos permanecem intactos, apesar do sofrimento causado pelos desastres e pelas políticas dos EUA.
Estamos com vocês neste momento de necessidade, esperando que a unidade, a solidariedade e a força do povo sejam o guia para superar este momento difícil e reconstruir o que foi danificado”, disse ele em uma declaração.
O grupo de legisladores também ratificou sua solidariedade e apoio fraterno à nação caribenha.
rc/ymr/glmv