Como parte de sua visita de trabalho ao país caribenho para fortalecer a cooperação mútua, o tenente-general Kurenkov visitou a Unidade Especial de Resgate e Salvamento, onde conversou com membros do Ministério do Interior e do CBC.
Lá, ele recebeu uma atualização sobre as projeções estratégicas da cooperação bilateral e as missões do centro, que incluem a contribuição internacional de seus membros em países afetados por desastres.
O chefe de situações de emergência da Rússia também visitará o Centro Regional de Treinamento de Resgate e Bombeiros Cuba-Rússia (Cresb), onde são treinados especialistas de Cuba e de outros países da América Latina.
Lá, ele entregará uma doação de equipamentos motorizados de combate a incêndios e outros equipamentos, como parte dos acordos de cooperação, que também estabelecem a participação de especialistas russos em cursos de treinamento no país caribenho. Como parte da agenda na ilha, Kurenkov e sua comitiva participarão da reinauguração do Museu Nacional dos Bombeiros Cubanos e prestarão homenagem aos soldados soviéticos que morreram durante suas missões em Cuba.
A visita dessa delegação da Federação Russa coincide com a celebração de hoje do Dia do Bombeiro Cubano, e é vista aqui como mais uma demonstração das relações de solidariedade e cooperação entre os dois países em várias áreas.
O vice-primeiro-ministro russo, Dmitry Chernyshenko, também chegou recentemente à ilha caribenha, onde participou de uma reunião dos co-presidentes da Comissão Intergovernamental Russo-Cubana para Cooperação Comercial, Econômica, Científica e Técnica.
O alto funcionário russo manteve um diálogo fraterno com o presidente cubano Miguel Díaz-Canel durante sua estada.
mem/evm/mb