Conhecido por suas baladas românticas e voz grave, John Legend, autor do sucesso mundial All of Me, está experimentando a kompa, um gênero musical tradicional do Haiti.
Essa colaboração acontece depois que Michael Brun e Rutshelle Guillaume venceram o Trace Awards & Festival 2023 em Kigali, Ruanda, onde Rutshelle foi coroada como Melhor Artista Caribenha, enquanto Michael Brun ganhou o prêmio de “Melhor DJ”.
John Legend, cujo nome verdadeiro é John Stephens, foi apresentado à música por seus pais na igreja, informa o jornal on-line Juno 7.
Legend, nativo de Springfield, Ohio, teve um grande sucesso musical com seu álbum Get Lifted e já ganhou onze prêmios Grammy, Globo de Ouro, Oscar, Emmy e Tony.
A compa ou kompa é um símbolo de coesão social e um elemento intrínseco da vida cultural haitiana, e algumas de suas variedades incluem a Directo, Hounsi, Fireball, Melasses, Cadence Rampas, Makyavél Karamél, Digital, Stereo, Manba, Malouk, Kálk, Timtim, Funk e Love.
Esse estilo musical é popular desde meados da década de 1950 e é considerado pelos especialistas como uma evolução do méringue, um ritmo dançado e cantado no Haiti desde o final do século XIX, que, por sua vez, foi derivado do carabiné.
O méringue é baseado em instrumentos de corda, como o alaúde, o violão, além de uma seção de trompa e piano, e sua diferença em relação ao merengue é a ausência do acordeão.
O carabiné é um ritmo folclórico da Hispaniola, com forte influência africana, e é tocado com tambora, pandeiro e acordeão. A bomba porto-riquenha, o son cubano e o calipso são elementos que se destacam na sonoridade da kompa.
ro/joe/bm