Na abertura da segunda reunião do Comitê de Cooperação Política, de Segurança, Social e Cultural (CPSC) entre as duas nações, o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyan Jaishankar, explicou que a iniciativa do Corredor Econômico Índia-Médio Oriente-Europa também será analisada, entre outras questões regionais e globais.
Está claro nas discussões que tivemos até agora, e esperamos continuar, que temos um interesse semelhante em preservar a estabilidade na região e em conduzir nossas economias para uma maior prosperidade, disse Jaishankar.
O ministro das relações exteriores da Índia expressou a preocupação de seu país com a situação no oeste da Ásia, especialmente em Gaza, e sua profunda tristeza com as contínuas mortes de civis palestinos.
Ele disse que a posição da Índia a esse respeito tem sido baseada em princípios e consistente. Qualquer resposta deve levar em conta a lei humanitária internacional. Apoiamos um cessar-fogo antecipado, disse.
Acrescentou que a Índia sempre defendeu uma solução de dois Estados para a questão palestina e observou que a Índia sempre contribuiu para a construção de instituições e capacidades palestinas.
Sobre as relações com a Arábia Saudita, Jaishankar disse que Nova Delhi e Riad mantiveram seu ritmo de engajamento e coordenação de alto nível em fóruns multilaterais.
Destacou a parceria de defesa nos últimos anos com o primeiro exercício conjunto das Forças Terrestres 2024 e dois exercícios navais conjuntos.
O ministro indiano observou que as duas nações mantêm intercâmbios regulares sobre treinamento e capacitação, e destacou o impulso às exportações, bem como a luta contra o terrorismo, o extremismo, o financiamento do terrorismo e o tráfico de drogas.
Enfatizou que as visões de futuro de ambos os países oferecem complementaridades para que as indústrias criem novas parcerias.
Ele também elogiou o nível atual de colaboração comercial e o fortalecimento da parceria em tecnologia, energia, energia renovável, incluindo hidrogênio verde, conectividade, saúde e educação.
Acolhemos os esforços para promover a cultura, o turismo e o intercâmbio de jovens, e vemos um potencial considerável de cooperação no campo da mídia e do entretenimento, disse ele.
oda/lrd/bm