23 de February de 2025

NOTICIAS

Poluição grave afeta cidadãos da capital indiana

Poluição grave afeta cidadãos da capital indiana

Nova Délhi, 14 nov (Prensa Latina) Respirar o ar aqui é tão prejudicial quanto fumar mais de 13 cigarros por dia, devido à intensa poluição que ameaça a vida das pessoas com exposição prolongada, alertaram hoje especialistas.

Nova Deli ocupa o primeiro lugar entre as cidades mais poluídas do mundo, com um índice de poluição de 450, a categoria grave de acordo com a escala do Índice de Qualidade do Ar.

Entre as partículas nocivas com maior presença no ambiente encontram-se as PM10 com 423 µg/m³ e as PM2,5 com 293 µg/m³, níveis considerados perigosos para a saúde de acordo com a escala da Organização Mundial de Saúde.

O Departamento Meteorológico da Índia confirmou que é provável que um nevoeiro denso a muito denso persista em partes de Punjab, Haryana, Uttar Pradesh, Delhi e regiões vizinhas do território da capital nacional até sábado.

Além disso, as temperaturas em Deli também caíram significativamente e a cidade registrou na quarta-feira a temperatura diurna mais baixa da temporada, com 27,8 graus Celsius.

A exposição prolongada a níveis severos de qualidade do ar representa riscos significativos para a saúde, especialmente para grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios ou cardíacos pré-existentes.

Problemas respiratórios, irritação ocular e aumento do risco de doenças cardiovasculares são consequências comuns da má qualidade do ar.

Os especialistas pedem aos residentes que tomem precauções, incluindo o uso de máscaras N95, limitando as atividades ao ar livre e garantindo ventilação adequada em ambientes fechados.

jf/lrd / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES