O porta-voz do Ministério da Defesa, Zhang Xiaogang, enfatizou que Washington definiu o espaço como um “campo de batalha”, expandiu continuamente suas capacidades espaciais militares, promoveu alianças espaciais militares e incentivou a militarização.
De acordo com o porta-voz, essas ações representam uma séria ameaça à segurança e aos interesses de desenvolvimento compartilhados no espaço de todas as nações.
“Os fatos mostram repetidamente que os Estados Unidos são o maior impulsionador da corrida armamentista espacial e a maior ameaça à segurança espacial”, disse Zhang.
O porta-voz reiterou o compromisso da China com o uso pacífico do espaço e a firme oposição à sua militarização.
Também enfatizou que Beijing defende a construção de uma comunidade de destino compartilhado para a humanidade nessa área.
Zhang pediu que os Estados Unidos parassem de emitir declarações irresponsáveis e interrompessem sua expansão militar no espaço, ao mesmo tempo em que os instou a fazer uma contribuição significativa para a manutenção da paz e da segurança no espaço.
O porta-voz reagiu às recentes declarações de um comandante de operações espaciais dos EUA, que se referiu à suposta ameaça chinesa no espaço e à importância de implantar armas antissatélite contra a Rússia e Beijing em 2025.
mem/idm/bm