O porta-voz Fu Linghui destacou que, em resposta aos desafios atuais, as autoridades centrais intensificaram o ajuste macroeconômico e promoveram uma série de políticas adicionais, o que implicou um aumento significativo dos principais indicadores em outubro.
“As vendas no varejo cresceram 4,8% em relação ao ano anterior, impulsionadas pelas políticas de renovação de bens de consumo, enquanto o setor de serviços registrou um aumento de 6,3%, o maior crescimento do ano”, ressaltou.
Ao mesmo tempo, o comércio mostrou competitividade em um ambiente de desaceleração global, com um aumento anual de 4,6% no valor total das importações e exportações.
De acordo com o porta-voz, a economia manteve a estabilidade nos setores industrial e de investimentos, bem como nos níveis de emprego e de preços.
Em outubro, a produção industrial das empresas de grande porte cresceu 5,3% em relação ao ano anterior, enquanto o investimento em ativos fixos acumulou um aumento de 3,4% nos primeiros dez meses do ano.
A taxa de desemprego urbano ficou em 5% e o índice de preços ao consumidor subiu 0,3%, moderado pela queda nos custos de alimentos e energia.
Fu também apontou para um otimismo renovado no mercado, com uma recuperação notável nas transações imobiliárias e um aumento significativo na atividade do mercado de ações.
Em outubro, as vendas de casas novas e usadas apresentaram um crescimento excepcional e o volume de transações nas bolsas de valores de Xangai e Shenzhen aumentou 1,5 vezes em comparação ao ano anterior, disse ele.
De acordo com o porta-voz, a confiança do consumidor também se fortaleceu e registrou seu primeiro aumento em seis meses.
O porta-voz disse que a economia chinesa mostrou um progresso estável e promissor em outubro, embora tenha enfatizado a persistência de desafios no ambiente internacional e na demanda doméstica.
No futuro próximo, o governo planeja fortalecer o controle macroeconômico, promover a inovação, estimular a demanda interna e consolidar a tendência de recuperação econômica para garantir um desenvolvimento de alta qualidade.
A China está envolvida em um processo de aprofundamento de reforma e abertura abrangentes, e também está priorizando os setores emergentes.
O gigante asiático estabeleceu uma meta de crescimento econômico de aproximadamente 5% para 2024.
npg/idm/jb