Besada, pertencente ao Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia; e Bello, da Universidade Central “Marta Abreu” de Las Villas, fazem parte dos 14 acadêmicos escolhidos na América Latina, de um total de 79 novos membros que integrarão aquela instituição.
No dia anterior, realizou-se a Assembleia Geral da Academia Mundial de Ciências, que reuniu mil membros de 112 países, onde 84% são cientistas notáveis do Sul Global e 13 vencedores do Prêmio Nobel.
Nesta reunião, abordaram temas como as prioridades da ciência e tecnologia, programas e financiamento, a importância de apoiar os jovens cientistas e uma maior participação das mulheres na promoção e desenvolvimento da investigação nos países menos desenvolvidos.
O Presidente da Academia, Abdool Karim, abriu a Assembleia destacando os desafios que a instituição enfrenta: o “não avanço no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a necessidade de as vozes dos cientistas serem ouvidas para a resolução de conflitos”, entre outros tópicos.
rgh/cdg/ls