O Secretariado do AfIGF, em parceria com a Comissão Econômica das Nações Unidas para a África (ECA) e o Ministério de Inovação e Tecnologia da Etiópia, organizou o evento sob o tema “Construindo nosso futuro digital com várias partes interessadas para a África”.
O evento é visto como um reflexo do compromisso com abordagens inclusivas e colaborativas para tratar de questões de governança da Internet em todo o continente, de acordo com uma declaração da ECA.
Ele reunirá uma ampla gama de partes interessadas, incluindo formuladores de políticas, representantes da sociedade civil, especialistas técnicos e jovens inovadores, para participar de discussões que estão moldando o cenário digital da África.
O programa contará com sessões de alto nível, uma trilha parlamentar, Fórum da Juventude, workshops nacionais e regionais para discutir estruturas regulatórias e de políticas, capacitação e alinhamento de iniciativas locais com esforços continentais e globais sobre governança da Internet.
Entre os objetivos do evento estão facilitar o diálogo entre as diversas partes interessadas sobre as dimensões éticas, políticas e operacionais do cenário digital na África, para apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Agenda 2063 da União Africana e o Pacto Digital Global.
Será realizado em um formato híbrido para garantir maior acessibilidade, enquanto as sessões presenciais serão realizadas no Centro de Conferências da ECA e no recém-inaugurado Africa Lounge, em Adis Abeba.
Os resultados apoiarão as contribuições da África para o 19º Fórum Global de Governança da Internet, a ser realizado em Riad, na Arábia Saudita, em dezembro de 2024.
npg/nmr/bm