Uma reportagem do Channel 8 Television sobre a recente reunião entre a Presidente Xiomara Castro e o vice-presidente do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo da China, Li Hongzhong, que está aqui em visita oficial.
De acordo com a fonte, as conversas se concentraram em áreas estratégicas como educação, agricultura, energia e a possibilidade de avançar nas negociações de um Acordo de Livre Comércio (ALC) para facilitar um maior comércio e investimento entre os dois países.
A visita de Li, que também se reunirá com o presidente do Congresso Nacional, Luis Redondo, é vista como mais um passo no fortalecimento das relações internacionais de Honduras, já que o país busca diversificar suas alianças estratégicas e promover o desenvolvimento econômico por meio da cooperação internacional.
O Ministro das Relações Exteriores de Honduras, Enrique Reina, descreveu a reunião como proveitosa, acrescentando que as partes também discutiram a necessidade de apoio tecnológico para melhorar a capacidade de produção no setor de camarão.
“E, nesse caso, também é necessário avançar nos processos para a entrada de produtos hondurenhos, o que já vem sendo trabalhado de forma bastante oportuna”, destacou Reina.
O chefe da diplomacia hondurenha explicou que outras áreas de cooperação são destinadas a projetos promovidos pelo presidente, como centros de convenções e atividades em vilarejos.
Eles também analisaram a questão dos esportes e do investimento no processo de desenvolvimento de centros de treinamento de alto nível em áreas indígenas.
Por sua vez, o vice-ministro das Relações Exteriores, Gerardo Torres, disse que a nação asiática ajudará no processo de criação do Instituto Confúcio em Honduras, por meio do qual os jovens desse país centro-americano poderão estudar chinês mandarim.
mem/ybv/bm