16 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cúpula Ibero-Americana condena bloqueio a Cuba, apesar da Argentina

Cúpula Ibero-Americana condena bloqueio a Cuba, apesar da Argentina

Quito, 16 nov (Prensa Latina) Cuba destacou hoje o apoio da recém-concluída 29ª Cúpula Ibero-Americana à luta contra o bloqueio imposto pelos Estados Unidos, apesar das posições obstrucionistas assumidas pela delegação do atual governo argentino.

Em entrevista à Prensa Latina, o diretor geral de Assuntos Multilaterais e Direito Internacional da chancelaria cubana, Rodolfo Benítez, destacou que no fórum, realizado na cidade equatoriana de Cuenca, a Argentina tentou impedir a condenação da brutal guerra econômica do governo norte-americano contra Cuba.

Nenhum país apoiou a posição argentina”, afirmou o representante cubano, que também denunciou na reunião a inclusão “caluniosa e arbitrária” de seu país na lista unilateral de nações que, segundo Washington, são patrocinadoras do terrorismo.

Benítez destacou que, para demonstrar o isolamento absoluto da Argentina, todas as outras nações participantes da Cúpula emitiram uma Declaração Especial exigindo o fim do cerco econômico contra a ilha e outra na qual solicitaram a exclusão de Cuba da lista de “países terroristas”.

Apesar do comportamento vergonhoso da Argentina, em Cuenca prevaleceram o diálogo construtivo, o entendimento, a unidade na diversidade, a solidariedade e a salvaguarda do valioso patrimônio da Conferência Ibero-Americana para o benefício de nossos povos”, enfatizou o diplomata.

Sobre o fato de a reunião ibero-americana não ter chegado a uma declaração final por falta de consenso, como tem sido a prática em eventos anteriores desse tipo, ele mencionou que a causa foi precisamente “a posição obstrutiva e inflexível da Argentina”.

De acordo com Benítez, durante as negociações, a Argentina tentou apagar a defesa da igualdade de gênero e dos direitos dos povos indígenas dos documentos finais, impor a posição de que a mudança climática não existe e eliminar o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Em seus discursos, os representantes da nação sul-americana lançaram ataques contra Cuba e outros países ibero-americanos, algo que a delegação da ilha descreveu como uma “cortina de fumaça para tentar desviar a atenção do vergonhoso papel da Argentina nesse evento”.

Estamos bem cientes de que essas diatribes contra nosso país não representam os sentimentos do povo irmão argentino, com o qual estamos unidos por laços históricos de amizade e solidariedade, que nenhum governo no poder será capaz de apagar”, disse Benítez.

Ele considerou uma “hipocrisia total” o fato de as autoridades argentinas fingirem estar preocupadas com os direitos humanos em Cuba e em outros países, quando violam flagrantemente os direitos de seus próprios cidadãos.

Apesar das tensões levantadas na reunião, o chefe da delegação cubana enfatizou a importância do evento para abordar questões como “inovação, inclusão e sustentabilidade”, o lema desta Cúpula.

Ele considerou que esses eixos são cruciais para enfrentar os desafios socioeconômicos da região, como a fome, a pobreza e a desigualdade.

No entanto, advertiu que esses problemas não poderiam ser resolvidos sem uma mudança na atual ordem internacional, que ele descreveu como injusta e exclusiva.

rgh/avr/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES