Na véspera, a Proteção Civil emitiu um alerta pelo aumento de chuvas e tempestades associadas à tormenta, que à tarde se tornou intensa em várias regiões do país.
O Ministro de Obras Públicas, Romeo Rodriguez, anunciou a mobilização para lidar com possíveis emergências diante do clima, que causará chuvas e tempestades neste fim de semana no país.
Nós mobilizamos nossas equipes: há 68 locais no território nacional e temos mais de três mil pessoas em diferentes turnos para lidar com qualquer emergência, disse Rodriguez.
Os últimos relatórios do Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais (MARN) preveem que a influência da tempestade tropical Sara e da Zona de Convergência Intertropical (ITCZ) causará chuvas e ventos fortes neste fim de semana.
No país, há um alerta para a possível ocorrência de inundações e deslizamentos de terra significativos, enquanto um céu nublado começou na manhã de sábado como uma prévia do que poderia acontecer.
A partir de domingo e segunda-feira a situação pode se complicar, disse a especialista em Meteorologia Aeronáutica e Marítima, Sandra Martínez, durante uma entrevista.
A especialista informou que, desde quinta-feira, as chuvas se intensificaram na zona leste e há previsão de chuvas acumuladas de mais de 100 milímetros no Golfo de Fonseca e na zona leste.
Espera-se que o sistema permaneça estacionário por três dias, ao norte de Honduras, e o arrasto de umidade do Pacífico pode nos afetar, acrescentou Martínez.
Ele disse que é provável que, se os modelos ainda se mantiverem, poderemos ter uma situação de tempestade entre domingo, segunda-feira e talvez parte da terça-feira, mas já temos as chuvas associadas ao sistema.
rgh/lb/glmv