Os samurais da Terra do Sol Nascente contaram com o trabalho de quatro arremessadores para deixar seus rivais com apenas quatro rebatidas e continuar seu caminho para a defesa de sua coroa, conquistada na última versão de 2019.
Hiroto Saiki jogou cinco entradas e dois terços sem gols para levar o crédito, enquanto Taisei Ota retirou três rebatedores para conseguir a defesa.
O batedor externo Sosuke Genda abriu o placar no Taipei Dome com os sacos vazios, o outfielder Ryosuke Tatsumi acertou uma rebatida dupla e o também infielder Shota Morishita levou outro para casa em uma jogada de sacrifício.
A única corrida da equipe derrotada foi impulsionada pelo substituto Peig-Fong Dai na sétima entrada, em uma rebatida de Koki Kitayama.
Com essa vitória, os discípulos de Hirokazu Ibata têm uma das duas vagas disponíveis no grupo para chegar à chamada super rodada, onde disputarão as medalhas.
No mesmo dia, Cuba obteve sua primeira vitória ao vencer a Austrália por 4 a 3 no Estádio de Beisebol Tianmu e a Coreia do Sul derrotou a República Dominicana por 9 a 6.
Após esses resultados, atrás dos japoneses (3-0) na liderança do grupo B está a China Taipei (2-1), seguida pela Coreia do Sul (2-2), Cuba e Austrália (1-2) e o Quake (1-3), este último eliminado de qualquer chance de avançar para a próxima rodada.
Venezuela (4-1) e Estados Unidos (3-2) conquistaram as duas vagas para a rodada final, que será disputada no Japão de 20 a 24 deste mês.
rgh/blc/glmv