Mais de 50.000 participantes compareceram à 14ª edição da competição sob o lema “Para cada criança, nutrição”, designada desde outubro passado como Corrida de Estrada do Selo Mundial de Atletismo.
O presidente da Etiópia, Taye Atske-Selassie, o prefeito de Adis Abeba, Adanech Abiebie, e os ministros do Turismo, Selamawit Kassa, e da Saúde, Mekades Daba, abriram o evento junto com outros convidados importantes.
Haile Gebrselassie, atleta renomado e fundador da competição em 2000, destacou sua importância como plataforma de lançamento para atletas aspirantes.
Gebrselassie comentou que, além de promover a disciplina esportiva, a Great Ethiopian Run desempenha um papel crucial na melhoria da imagem global do país e no estímulo ao turismo, atraindo participantes nacionais e internacionais, bem como membros da comunidade diplomática.
Por sua vez, Kassa comentou que as atividades coincidem com o 50º aniversário da descoberta, na região norte de Afar, dos restos fósseis de Lucy, o Australopithecus afarensis, que forneceu dados relevantes para a ciência sobre a evolução do macaco para o homem moderno (Homo sapiens). Esse evento não é apenas uma vitrine de talentos esportivos globais, mas também tem como objetivo elevar o perfil turístico da Etiópia no cenário internacional, enfatizou.
mem/nmr/mb