18 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Eleições para governador do Chile na reta final

Eleições para governador do Chile na reta final

Santiago do Chile, 18 nov (Prensa Latina) A campanha eleitoral entra hoje em sua semana decisiva no Chile, onde os cidadãos serão chamados às urnas no próximo domingo para eleger os governadores de 11 das 16 regiões.

Ao contrário do primeiro turno, desta vez a votação será realizada em um único dia, já que apenas dois candidatos estarão concorrendo ao cargo em cada divisão administrativa.

A partir de segunda-feira, os candidatos estarão trabalhando arduamente para garantir os votos de seus apoiadores e para conquistar os indecisos, que podem desequilibrar a balança em vários lugares.

Uma das disputas mais acirradas está na Região Metropolitana de Santiago, onde o atual governador, Claudio Orrego, está buscando a reeleição contra seu rival, Francisco Orrego.

Embora ambos os candidatos tenham o mesmo sobrenome, suas posições políticas são diametralmente opostas.

O primeiro se declara independente, mas muito próximo da coalizão de partidos do governo, enquanto o segundo é diretamente apoiado pelo pacto de direita Chile Vamos e pelo Partido Republicano extremista.

Outra batalha singular está ocorrendo em Coquimbo entre o desafiante do Partido Comunista do Chile, Andrés Vegas, e o conservador Cristóbal Juliá.

Em Valparaíso, Rodrigo Mundaca está tentando garantir a preferência da coalizão de centro-esquerda Contigo Chile Mejor, mas María José Hoffmann, da União Democrática Independente, está trabalhando para se aliar ao ex-candidato republicano Francesco Venezian.

Enfrentamentos semelhantes estão ocorrendo em Arica, Parinacota, Atacama, O’Higgins, El Maule e Biobío.

Em Antofagasta, os dois candidatos, Ricardo Díaz e Marcela Henando, são muito próximos do governo, e o oposto é verdadeiro em Los Lagos, porque, seja quem for o vencedor, o governo permanecerá nas mãos da direita.

Algo incomum está acontecendo em La Araucanía, onde o segundo turno será entre um candidato totalmente independente, René Saffirio, que não é apoiado por nenhum partido ou coalizão, e é favorito contra Luciano Rivas, do Chile Vamos.

Os resultados da votação devem ser divulgados rapidamente em 24 de novembro e permitirão uma avaliação geral de como as diferentes forças políticas se saíram nessas eleições, que são consideradas uma aproximação às eleiçõeslegislativas e presidenciais do próximo ano.

jf/car/eam/jb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES