23 de February de 2025

NOTICIAS

Turquia alerta sobre violação dos seus direitos no espaço marítimo

Turquia alerta sobre violação dos seus direitos no espaço marítimo

Ancara, 18 nov (Prensa Latina) O Ministério das Relações Exteriores da Turquia alertou sobre a violação dos direitos do país no âmbito do trabalho de planejamento do espaço marítimo da União Europeia (UE), destacou hoje a agência Anadolu.

Num comunicado, o ministério disse que a Turquia está a acompanhando de perto o trabalho relevante da UE nos mares Egeu e Mediterrâneo, enviando os avisos necessários às partes interessadas e tomando todas as medidas para proteger os seus direitos.

Os mapas dos mares Egeu e Mediterrâneo utilizados nestes trabalhos não são válidos para Turquia e não podem ter quaisquer implicações factuais ou jurídicas. Insistimos mais uma vez que não permitiremos que os nossos direitos sejam violados durante este trabalho, sublinha o comunicado.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros lembra que a UE não tem o direito de expressar a sua opinião sobre zonas marítimas entre Estados soberanos e que a participação da Comunidade neste tipo de iniciativa complica o processo de resolução de problemas.

A declaração aponta a impossibilidade de tomar decisões unilaterais sobre zonas marítimas.

Tais tentativas prejudicariam os esforços para encontrar uma solução global, justa e sustentável para os problemas interligados do Mar Egeu, disse ele.

A declaração conclui sublinhando a necessidade de uma abordagem sincera e abrangente para resolver problemas com base no direito internacional, na amizade e na boa vizinhança.

mem/amp/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES