Organizada com o apoio do Centro de Intercâmbio Cultural Cubano do Parque Industrial China-América Latina (Picla), a atividade teve como foco aumentar o conhecimento dos estudantes sobre a nação caribenha.
Durante a conferência, Wong explicou às crianças as tradições, a história e a singularidade cultural da maior das Antilhas.
Além disso, destacou os laços de amizade entre a China e Cuba, baseados em lutas históricas partilhadas, na confiança política mútua e na crescente cooperação multissetorial.
O artista compartilhou detalhes sobre o cotidiano e a educação das crianças cubanas, o que proporcionou aos participantes uma visão direta da sociedade da ilha. As crianças da Escola Primária Nº 2 de Jingzhou desta cidade e o artista plástico trocaram comentários, questões e preocupações, ao mesmo tempo que destacaram a importância de construir pontes entre culturas distantes.
Recentemente, a responsável pelos Assuntos Culturais da Embaixada, Moraima Rodríguez, destacou a importância de “aproximar as novas gerações da China do amplo leque de manifestações que compõem a cultura cubana”.
Durante um evento de cinema cubano realizado em Beijing, a representante manifestou o desejo de que crianças, adolescentes e jovens conheçam a realidade, os costumes e a língua da nação caribenha.
Na opinião de Rodríguez, apesar da distância geográfica, “Cuba e China estão unidas por muitos fatores e a cultura é precisamente um deles”.
lam/idm/ls