19 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mausoléu de Patrice Lumumba profanado na RDC

Mausoléu de Patrice Lumumba profanado na RDC

Kinshasa, 19 nov (Prensa Latina) A polícia de Kinshasa, República Democrática do Congo (RDC), abriu hoje uma investigação sobre a profanação do mausoléu do ex-primeiro-ministro e nacionalista congolês Patrice Lumumba (1925-1961).

De acordo com a Agência Congolesa de Imprensa (ACP), na noite de domingo para segunda-feira, os invasores profanaram o local onde está guardada uma relíquia do anticolonialista congolês (um dente), quebraram as janelas, mas não tocaram no monumento dedicado à figura histórica do país.

“O caixão que continha a relíquia de Lumumba foi quebrado. Mas não sabemos se a relíquia ainda está lá ou se foi levada embora”, disse uma autoridade local à ACP na terça-feira, acrescentando que uma investigação foi iniciada.

Na terça-feira, o governo da RDC indicou ações para restaurar o mausoléu o mais rápido possível, de acordo com uma declaração do Ministério da Cultura.

“Serão tomadas medidas firmes para punir os autores desse ato inaceitável e todas as medidas necessárias foram tomadas para restaurar o mausoléu o mais rápido possível”, disse o documento, que condenou veementemente esse ato hediondo.

“O incidente relatado levou a uma intervenção imediata das autoridades relevantes, incluindo a Polícia Nacional Congolesa (PNC), a Agência Nacional de Inteligência (ANR) e a Guarda Republicana. As instalações foram protegidas e uma investigação está em andamento para esclarecer os fatos e identificar os responsáveis”, destacou a nota.

O mausoléu do herói nacional Patrice-Emery Lumumba, erguido na Place de l’Echangeur em Limete (Kinshasa), homenageia o ex-primeiro-ministro assassinado em 17 de janeiro de 1961 em Katanga, no auge da secessão.

O corpo de Lumumba nunca foi encontrado, pois seus carrascos o fizeram desaparecer em ácido. Apenas um dente foi preservado por um de seus torturadores, Gérard Soete, que o entregou à justiça belga.

A relíquia foi oficialmente devolvida à RDC em junho de 2022, muito depois de uma queixa apresentada contra a Bélgica por “crimes de guerra” desde 2011 por François Lumumba, o filho mais velho do herói.

jcm/kmg/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES