O diplomata disse à Prensa Latina na terça-feira que os dois ministros se reuniram à margem da 29ª sessão da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP29) na capital do Azerbaijão.
Valdés disse que a reunião serviu para reiterar o caráter histórico das relações entre os dois países e o bom estado das relações bilaterais.
Os chefes concordaram em ampliar as relações bilaterais no campo da ciência, tecnologia e inovação em áreas de interesse mútuo, para as quais serão promovidos vínculos entre institutos de pesquisa e universidades de ambos países.
Amrullayev mostrou interesse na cooperação no setor de esportes de alto rendimento, uma área em que Cuba tem vasta experiência e resultados em nível internacional.
Da mesma forma, foi reconhecido o importante papel desempenhado pela cooperação médica cubana no país irmão. Os dois líderes concordaram em tomar as medidas necessárias para institucionalizar os vínculos entre os dois ministérios.
Rodríguez chefia a delegação do país caribenho nas sessões da COP29 que está sendo realizada na capital do Azerbaijão, composta por funcionários e especialistas dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Energia e Minas, e Relações Exteriores, lembrou Valdés.
lam/gfa/jb