Como parte da agenda no território, o dirigente cubano avaliou o programa de mudança da matriz energética nos sistemas de bombeamento, assim como a execução de um empréstimo da Arábia Saudita orientado a beneficiar o saneamento e o abastecimento de água em Santa Clara.
De acordo com o presidente do INRH, ambas as linhas de trabalho são vitais tanto para garantir a eficiência na economia de eletricidade e aumentar a segurança operacional das estações, quanto para contribuir com a economia de recursos e melhorar a qualidade de vida dos habitantes da cidade, a mais populosa da região central de Cuba.
Como parte do passeio, o grupo visitou a estação de bombeamento Minerva, onde estão sendo realizados trabalhos para recuperar a infraestrutura vital, instalar duas novas turbinas e restaurar a capacidade de bombeamento em um sistema projetado para beneficiar mais de 89 mil pessoas.
Milaxy Sánchez, governador de Villa Clara, explicou que as estratégias do setor no território central incluem a instalação de novos equipamentos de bombeamento, o reparo de tubulações, trabalhos para minimizar as perdas nas redes de distribuição e obras para levar água a comunidades isoladas na área montanhosa de Escambray e nos bairros altos da cidade.
A província de Villa Clara é um dos territórios de Cuba com maiores problemas no fornecimento de água à população, uma realidade que está mudando gradualmente graças à execução de investimentos no setor.
rc/ysd/glmv