Durante sua visita ao município de Guanajay, o chefe de Estado observou que brigadas de eletricistas de várias províncias trabalham incansavelmente para reparar os danos na infraestrutura elétrica do território.
De acordo com a presidente do Conselho Provincial de Defesa, Gladys Martínez, a cobertura do serviço de eletricidade está atualmente em 74% e espera-se que chegue a 81% até o final do dia desta quinta-feira.
Além disso, a presidente recebeu informações sobre a cobertura do abastecimento de água para a população, que chegou a 88%.
De acordo com a Presidência da República, está havendo um progresso constante nos trabalhos de recuperação, e os municípios com a situação mais complexa são Caimito, Alquízar, Mariel e Güira de Melena.
Durante sua visita, Díaz-Canel teve a oportunidade de conversar com eletricistas de Camagüey que estavam trabalhando na seção da estrada de Artemisa a Guanajay, nas proximidades do assentamento de El Cayado.
Ele também visitou o hospital pediátrico provincial José Ramón Martínez, que sofreu danos no telhado e no fornecimento de oxigênio médico.
Por fim, o presidente foi a um escritório para as vítimas do furacão, localizado no Palacio de los Pioneros, onde está sendo realizado o processo de certificação dos danos causados pelo furacão às casas.
Roberto Morales, Secretário de Organização do Partido Comunista de Cuba, e autoridades provinciais acompanharam o Presidente nessa visita.
O furacão Rafael atingiu o oeste de Cuba em 5 de novembro, com ventos de mais de 100 quilômetros por hora, causando sérios danos nas províncias de Artemisa, Mayabeque e Havana, com danos à agricultura, moradias, infraestrutura hospitalar e sistema elétrico.
rc/mks/glmv