De acordo com a agência, a medida preventiva permanecerá em vigor até domingo.
Os meteorologistas Emmanuel Velásquez e María Cosme disseram que o país está acompanhando de perto o movimento do primeiro sistema frontal frio da temporada 2024-2025.
Espera-se que esse sistema cause chuvas fortes e tempestades significativas à medida que se aproxima do sul da América Central, afetando especialmente a Costa Rica e o Panamá, disseram eles.
Os especialistas disseram que as chuvas mais fortes e intensas são esperadas entre 22 e 24 de novembro, quando o sistema frontal estará posicionado sobre a Costa Rica, gerando alta instabilidade atmosférica na região.
A previsão é de acumulações máximas diárias de chuva entre 40 e 180 milímetros, segundo eles.
As áreas mais afetadas incluem as províncias ocidentais de Bocas del Toro, Chiriquí e Veraguas, bem como as províncias caribenhas de Colón e Darién, no leste. Além disso, as regiões de Guna Yala, Emberá Wounaan e Ngñbe Buglé, bem como todos os setores marítimos do istmo.
As autoridades alertaram sobre possíveis inundações em áreas vulneráveis, deslizamentos de terra e períodos de visibilidade reduzida e aconselharam a população a adotar medidas preventivas e a se manter informada por meio dos canais oficiais.
mem/ga/bm