O documento culmina a 11ª Reunião da Comissão Intergovernamental para a Cooperação em Comércio, Economia, Ciência e Tecnologia, que aqui se reuniu durante dois dias, e reforça os laços binacionais, afirmou a comunicação social.
Foi assinado por Yun Jong Ho e Alexandr Kozlov, ministros das Relações Económicas Externas da RPDC e dos Recursos Naturais e Ecologia da Rússia, respetivamente, que copresidem esse órgão.
A ACNC não ofereceu detalhes sobre o conteúdo do protocolo, mas segundo a agência russa TASS um dos pontos foi aumentar o número de voos charter entre Pyongyang e diversas cidades russas (atualmente só existem voos diretos entre a capital da RPDC e a cidade de Vladivostok, no Extremo Oriente Russo).
Na segunda-feira, ao receber Kozlov, o líder da RPDC, Kim Jong Un, falou em fortalecer os laços com a Rússia à sombra do Tratado de Parceria Estratégica Abrangente assinado em junho deste ano por ele e pelo presidente Vladimir Putin para promover a prosperidade e o desenvolvimento de ambas as nações.
O secretário-geral do Partido Trabalhista e presidente da Comissão de Assuntos de Estado comentou que um dos mecanismos para o conseguir é a Comissão Intergovernamental e afirmou que a cooperação bilateral se aprofundou desde a assinatura do referido pacto para atingir um patamar estratégico.
O Tratado estabelece as bases jurídicas para a expansão da cooperação em vários domínios e estabelece que se uma das partes for atacada por um ou mais países e estiver em estado de guerra, a outra parte fornecerá imediatamente assistência militar ou outra ajuda para todos os meios disponíveis.
A ACNC informou também que na quarta-feira Kozlov fez uma visita de cortesia ao primeiro-ministro Kim Tok Hun, com quem discutiu questões relacionadas com a colaboração bilateral num ambiente cordial e amigável.
mem/asg / fav