23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia está acompanhando de perto a situação política na Abkhazia

Rússia está acompanhando de perto a situação política na Abkhazia

Moscou, 21 nov (Prensa Latina) A Rússia observa atentamente o desenvolvimento da situação política na Abkházia, pois é um de seus aliados e sócios mais próximos, disse hoje a porta-voz do Ministério de Relações Exteriores russo, Maria Zakharova.

De acordo com o diplomata, Moscou acredita que a base para o desenvolvimento futuro do país são “fortes relações aliadas com a Rússia, que continua sendo a garantidora da soberania e da independência da Abkházia”.

A Rússia levou em consideração os acordos entre as autoridades da Abkhaz e a oposição, o que possibilitou evitar uma nova escalada de tensões, e é muito importante criar as condições necessárias para eleições presidenciais antecipadas, disse Zakharova.

Em 19 de novembro, o parlamento da Abkhazia aceitou a renúncia do presidente Aslan Bzhania e o chefe do legislativo, Lasha Ashuba, anunciou que o vice-presidente Badra Gunba será o chefe de estado até a realização de eleições antecipadas, previstas para meados de fevereiro de 2025. O conflito entre as autoridades e a oposição na Abkházia teve origem em um acordo de investimento com a Rússia, assinado em outubro passado, que prevê a construção de apartamentos na região.

De acordo com os opositores, a implementação do projeto encarecerá os preços das moradias e afetará as pequenas e médias empresas locais. Em 15 de novembro, partidários da oposição tomaram um complexo governamental em Sukhumi, incluindo a administração presidencial, exigindo a renúncia do presidente.

Após negociações, as partes concordaram que o presidente renunciaria e os manifestantes deixariam o distrito governamental.

A Abkhazia e a Ossétia do Sul, antigos territórios georgianos, proclamaram sua secessão de Tbilisi pouco antes da dissolução da União Soviética em 1991.

Em 8 de agosto de 2008, a Geórgia invadiu a Ossétia do Sul e atacou a capital Tskhinvali, então sob a proteção das forças de paz russas, e outras cidades com artilharia pesada, mas após cinco dias de hostilidades, as tropas enviadas por Moscou expulsaram os militares georgianos.

No final de agosto do mesmo ano, a Rússia reconheceu a independência das duas antigas autonomias georgianas.

A independência da Abkhazia e da Ossétia do Sul também é reconhecida por Nauru, Nicarágua, Síria e Venezuela.

jf/gfa/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES