Os atletas cubanos Mijaín López, pentacampeão olímpico, e Javier Sotomayor, detentor de vários recordes no salto em altura, chegaram à cidade do leste do gigante asiático para trocar ideias com os participantes do evento.
Durante o dia de abertura, o vice-ministro de Turismo da China, Zhang Zheng, chegou ao estande da maior das Antilhas, conversou com o primeiro vice-ministro de Turismo de Cuba, Jorge Alberto García, e com o embaixador da ilha aqui, Alberto Blanco.
A parte caribenha que participa da feira também é composta por representantes de cadeias hoteleiras, agências de viagens e as duas figuras emblemáticas do esporte cubano. Durante o evento, será realizada uma Atividade de Promoção Turística do Destino Cuba, na qual Mijaín López e Sotomayor compartilharão com a imprensa especializada, operadores turísticos e empresários.
Essa atividade se junta às medidas que os dois países tomaram para fortalecer os intercâmbios culturais, turísticos e comerciais, como a retomada do voo direto Beijing-Havana ou o anúncio por Cuba da isenção de visto para turistas chineses.
A CITM é a primeira exposição internacional de turismo com marca própria do país e a maior feira comercial do gênero na Ásia.
Desde 2001, o evento tem reunido instituições de turismo, agências de viagem, hotéis, companhias aéreas, instituições culturais, museus e outras empresas relacionadas à cultura e ao turismo no gigante asiático, além de participantes de mais de 100 países e regiões de todo o mundo.
Com o tema “Nihao! China” (Olá, China!), a CITM 2024 será realizada no Centro Nacional de Convenções e Exposições e ocupará uma área de 53.000 metros quadrados, com cerca de 2.500 estandes padrão, segundo os organizadores.
A assessora cubana de Turismo para a Ásia, Elizabeth Vela, disse anteriormente à Prensa Latina que o objetivo da participação de Cuba nesse importante evento é continuar promovendo o destino Cuba, caracterizado por sua segurança, beleza natural, cultura e diversidade.
mem/idm/bm