Após concluir sua visita ao Brasil, o chefe de estado chinês fez uma breve parada em Casablanca, onde também conversou com o primeiro-ministro Aziz Akhannouch.
Os dois líderes foram ao aeroporto para receber o líder asiático em nome do rei Mohammed VI, informou a agência de notícias Xinhua.
Xi Jinping destacou o desenvolvimento positivo das relações bilaterais e ressaltou o progresso da cooperação prática, bem como o crescente dinamismo dos intercâmbios em várias áreas.
Ele lembrou a visita de Estado de Mohammed VI à China em 2016, durante a qual os dois líderes levaram o relacionamento bilateral a um novo patamar.
O presidente reafirmou o apoio de seu país ao Marrocos na defesa de sua segurança e estabilidade, e expressou sua disposição de fortalecer o apoio mútuo em questões de interesse fundamental para ambos os países.
Ele também expressou seu compromisso com a implementação dos resultados do Fórum de Cooperação China-África e do Fórum de Cooperação China-Estados Árabes, promovendo a cooperação dentro da estrutura da Iniciativa Cinturão e Rota e os intercâmbios culturais entre as duas nações.
De acordo com a nota oficial, o príncipe Moulay Hassan transmitiu os cumprimentos e as calorosas boas-vindas do rei Mohammed VI e enfatizou o bom andamento das relações bilaterais.
Agradeceu à China por seu apoio durante a pandemia de Covid-19 e enfatizou que o povo marroquino sempre se lembrará dessa ajuda.
Também expressou o compromisso do Marrocos com o fortalecimento das relações bilaterais, incluindo o incentivo ao aprendizado do idioma chinês e a promoção de intercâmbios culturais.
Os dois lados concordaram com o interesse em manter contatos de alto nível e aprofundar a cooperação em várias áreas, reiterando o apoio mútuo à defesa da soberania e da estabilidade de seus respectivos países.
mem/idm/bm