Sob o lema “Explorar a vida para um futuro partilhado”, o evento procurou consolidar a área de Zhongguancun como um parque líder em ciências da vida a nível mundial, através da promoção de um ecossistema de inovação aberto e competitivo.
Durante o evento, foram apresentados relatórios como o Life Sciences Cluster Development Index 2024 e inaugurado o Centro de Formação de Competências Cirúrgicas, em colaboração com Amesterdão.
Da mesma forma, foram assinados acordos para 12 projetos estratégicos, incluindo robôs cirúrgicos para broncoscopia de acesso natural, bases industriais para diagnósticos médicos e automação farmacêutica, bem como a expansão de linhas de produção em biotecnologia e novos materiais médicos.
Os participantes abordaram temas como tecnologias médicas avançadas, biologia sintética, propriedade intelectual em equipamentos médicos e cooperação internacional em saúde, com particular ênfase na colaboração entre a China e a Rússia no setor farmacêutico.
Cerca de 88 empresas exibiram mais de 200 inovações que destacaram os avanços desta região conhecida como “Vale da Vida”.
As atividades complementares incluíram fóruns sobre biobancos clínicos e desenvolvimento industrial, destinados a fortalecer a competitividade global de Pequim neste campo.
O Parque Industrial de Changping, com 430 mil metros quadrados de operação e infraestrutura crescente, abriga empresas líderes como Balance Medical e Pins Medical.
O vice-chefe da Administração Nacional de Produtos Médicos, Lei Ping, destacou que nos primeiros oito meses de 2024, a China aprovou 31 medicamentos inovadores e 46 equipamentos médicos, sublinhando o crescente reconhecimento global da indústria farmacêutica do país.
Com políticas de estímulo como o terceiro plano de acção para a inovação médica e medidas específicas para a biologia sintética e os dispositivos médicos, Pequim posiciona-se como uma referência mundial em saúde e tecnologia.
Este fórum reforça a ambição de transformar Changping num centro de excelência internacional e consolidar esta capital como líder na indústria farmacêutica e de equipamentos médicos.
Com um crescimento médio anual de 16,6% no valor da produção desde 2020, o cluster de Changping pretende ultrapassar mil milhões de yuans (139,08 milhões de dólares) em receitas em 2024.
rc/idm/ls