Dois anos após o início da fase piloto, a fase comercial do 5G foi lançada oficialmente no dia anterior pela empresa de telefonia móvel MTN-Congo na presença do presidente, Denis Sassou-N’Guesso.
O serviço está atualmente disponível em Brazzaville e Pointe-Noire, mas espera-se que seus benefícios sejam sentidos em todo o país, aliviando o congestionamento nas redes 4G implantadas em mais de 96% do território nacional.
De acordo com o Les echos du Congo Brazzaville, os benefícios incluem a melhoria da conectividade de alta velocidade, a promoção da inclusão financeira e a contribuição para a redução da exclusão digital e o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Também deve permitir o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções que contribuam para o progresso do país, facilitando plataformas de estudo, videoconferência ou o uso de drones na agricultura, segundo a publicação.
O 5G deve possibilitar o gerenciamento do crescente número de dispositivos conectados, envolvendo não apenas smartphones, mas computadores e uma infinidade de equipamentos em casa, no escritório e no desempenho moderno de vários setores e da economia.
Isso inclui infraestrutura de saúde pública e transporte, entre outros.
mem/kmg/bm