Em toda a ilha, os jovens serão mobilizados para apoiar atividades relacionadas à produção de alimentos e à recuperação dos recentes eventos climáticos.
De acordo com a convocação da União de Jovens Comunistas (UJC), os participantes também colaborarão com o resgate de organopônicos, a manutenção construtiva de centros de saúde e educação, a colheita de café, a colheita de açúcar, o trabalho de saneamento e higienização, entre outras tarefas.
Yasmany Rodríguez, membro do Escritório Nacional da UJC, explicou ao jornal Juventud Rebelde que o objetivo será realizar uma jornada organizada, massiva e produtiva, “na qual os novos pinheiros, com sua contribuição no trabalho voluntário, prestarão a merecida homenagem a seu maior inspirador e exemplo, o Guerrilheiro Heroico”. Em 23 de novembro de 1959, foi realizada a primeira jornada de trabalho voluntário em El Caney de las Mercedes, município de Bartolomé Masó, Santiago de Cuba, liderada por Ernesto Che Guevara.
A ideia era construir uma Cidade-Escola para 20.000 crianças, filhos de camponeses da Sierra Maestra, que se tornaria, nas palavras de Che, “um símbolo permanente da aliança operário-camponesa na qual se baseia nosso poder revolucionário”.
mem/mks/bm