Organizado pelo Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou (MGIMO por sua sigla em russo), o evento contará com a participação de mais de 300 estudantes do oitavo ao décimo-primeiro ano, que aprenderão sobre a história dos Brics, a diversidade cultural e linguística e a cooperação midiática.
O Festival pretende influenciar a formação de especialistas internacionais altamente qualificados que falem as línguas dos países membros, sendo um dos fatores essenciais para o desenvolvimento dinâmico das relações entre os Brics, disse o Vice-Reitor do MGIMO, Igor Putintsev.
“A nossa universidade, onde são estudadas as principais línguas de todos os países do Brics, desempenha um papel importante neste domínio”, afirmou.
Durante as sessões do festival, a editora-chefe da rede TVBrics, Anna Lisina, dará um workshop intitulado “TV Brics para jovens: sobre as tradições dos países do grupo na língua da mídia”, onde explicará o funcionamento dos meios de comunicação poliglotas.
A MGIMO é conhecida pela sua excelência internacional. É também uma das principais universidades da Rússia e do mundo.
A universidade oferece educação a todos os níveis e forma especialistas em 18 domínios. Ensina 53 línguas estrangeiras (um recorde mundial do Guinness).
Em 2020, tornou-se participante do Centro de Ciência de Classe Mundial. Desde 2021, tem participado no programa estatal “Prioridade 2030” para apoiar as universidades russas.
mem/gfa/jb