22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Situação tensa no Panamá devido aos debates sobre seguridade social

Situação tensa no Panamá devido aos debates sobre seguridade social

Cidade do Panamá, 22 nov (Prensa Latina) Uma semana depois dos debates na Assembleia Nacional (parlamento) do Panamá sobre seguridade social, a situação hoje é mais tensa devido às posições rígidas do governo e dos movimentos populares.

Nas consultas na Comissão de Saúde e Trabalho do Legislativo para avaliar o conteúdo do projeto 163 sobre reformas do Fundo de Seguridade Social (CSS), porta-vozes de sindicatos e grupos sindicais exigiram a retirada da iniciativa por violar os direitos dos trabalhadores, promovendo medidas paramétricas e a privatização do único ente público que cuida dos aposentados.

Por seu lado, na véspera, em conferência de imprensa semanal, o Presidente da República, José Raúl Mulino, confirmou que não retiraria a iniciativa face a questões que considerava mais um “espetáculo político” do que propostas concretas sobre como salvar o CSS da crise financeira e estrutural que atravessa.

Numa mensagem aos que se opõem ao projeto, Mulino sublinhou que o objetivo não é privatizar os fundos, mas sim geri-los de forma mais eficiente para obter retornos mais elevados.

Ele até sugeriu a possibilidade de o CSS retomar um programa de empréstimo habitacional para baixa renda de forma limitada.

O presidente insistiu que o projeto não visa gerar aplausos mediáticos, mas sim resolver os problemas financeiros e administrativos da instituição.

Ele também explicou seu direito constitucional de veto, mas anunciou que sancionará a lei assim que for aprovada. “Tenho fé que a Assembleia Nacional responderá ao pedido do país”, afirmou.

No entanto, a secretária-geral do Conselho Nacional de Trabalhadores Organizados, Nelva Reyes, refutou a frase de Mulino de que os grupos deveriam abandonar a sua tolice, e afirmou que “não vamos abandoná-la porque lutamos e resistimos há 38 anos para que o CSS não é privatizado.”

Nesse sentido, apresentou qual seria a proposta dos trabalhadores sindicalizados, baseada num sistema 100% exclusivamente lucrativo.

definido, em que os trabalhadores têm um retorno de pelo menos 60 por cento do seu salário.

Por seu lado, o economista Carlos Araúz, que também compareceu perante os deputados, alertou para a gravidade do déficit atual e sublinhou a importância de agir com dados precisos e consensos sólidos, deixando de lado discursos ameaçadores e divisíveis. Entretanto, o deputado Crispiano Adames voltou a insistir na necessidade de contar com o apoio financeiro que lhes permita validar o alcance das alterações propostas pelo Governo na segurança social.

rc/ga/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES