Em nome da organização, Charlotte Balavoine disse estar orgulhosa de sediar a reunião na emblemática Praça Coronel Fabien, um edifício projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, onde cerca de 300 delegados de 30 países europeus estão reunidos.
A jovem política destacou a realização da reunião como uma continuação do Tribunal Internacional que, no ano passado, condenou o bloqueio econômico, comercial e financeiro dos EUA contra Cuba em Bruxelas, na sede do Parlamento Europeu.
Referindo-se ao cerco aplicado por Washington à nação antilhana há mais de seis décadas, o representante do PCF condenou sua intensificação e seu alcance extraterritorial, que dificulta os vínculos da ilha com bancos e empresas da Europa, que temem represálias dos EUA.
A solidariedade com Cuba hoje é mais necessária do que nunca devido ao impacto catastrófico do bloqueio, disse Balavoine.
Em suas observações na sessão de abertura do evento, ele destacou as expectativas do PCF de que o 19º Encontro Continental Europeu de Solidariedade com Cuba traga novas ações concretas de acompanhamento.
ro/wmr/glmv