23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Processo com prisão para repressores no Uruguai

Processo com prisão para repressores no Uruguai

Montevidéu, 23 nov (Prensa Latina) Nos últimos dias, a justiça uruguaia proferiu sentenças de prisão para ex-militares acusados de crimes contra a humanidade durante a ditadura que reinou no país.

Esse foi o caso do ex-militar aposentado Eduardo Ferro, participante das operações repressivas do Plano Condor que operou os regimes de fato no cone sul-americano no século passado.

O caso investiga o sequestro e os maus-tratos dos militantes do Partido por la Victoria del Pueblo (PVP), Liliam Celiberti, Universindo Rodríguez e dois filhos de Celiberti, ocorridos em novembro de 1978 em Porto Alegre, em uma operação conjunta das forças de segurança do Uruguai e do Brasil.

Após serem sequestradas, as vítimas foram transferidas ilegalmente para o Uruguai, onde foram submetidas a torturas e presas até serem libertadas em novembro de 1983.

Ferro havia sido condenado em 2023 pelo desaparecimento forçado de Oscar Tassino em julho de 1977.

Esta semana, o sistema judiciário uruguaio também ordenou o julgamento e a prisão do coronel aposentado Luis Agosto, outro ex-militar acusado de violações dos direitos humanos durante a ditadura que reinou no país entre 1973 e 1985.

Agosto é acusado de crimes contra a humanidade contra militantes do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros que foram detidos e torturados no quartel La Paloma do exército.

Isso fez parte da Operação Morgan, que tinha como objetivo destruir a estrutura do Partido Comunista do Uruguai e da União de Jovens Comunistas.

As vítimas foram detidas ilegalmente, encapuzadas, incomunicáveis, submetidas a tratamento cruel e desumano – espancamentos, falta de comida, água, sono, acesso limitado ao banheiro e “waterboarding”, afirma a decisão da juíza Isaura Tortora.

Esta semana também foi anunciado o indiciamento com prisão dos oficiais militares aposentados Enrique Buzó e Néstor Silvera, também por crimes contra os direitos humanos.

ro/ool/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES