Ao contrário de 26 e 27 de outubro, esta eleição será realizada num único dia e será muito mais célere porque os cidadãos só terão de escolher entre os dois candidatos que obtiveram maior número de votos na primeira rodada.
Como se pode verificar, em vários locais as mesas abrem lentamente e as filas de eleitores não são tão massivas como nos dias anteriores, embora se preveja uma elevada afluência devido à obrigatoriedade da votação.
Ao mesmo tempo, há pessoas fora das esquadras para justificar a sua ausência, principalmente porque estão longe dos seus centros de votação.
Embora a disputa abranja quase todo o país, todos os olhares estão voltados para a Região Metropolitana de Santiago, onde fica a capital, considerada a mãe de todas as batalhas.
Aqui concorrem a governador dois candidatos com o mesmo sobrenome, mas com posições políticas diferentes: Cláudio e Francisco Orrego.
O primeiro aspira à reeleição e é candidato independente, mas muito próximo dos partidos do Governo; enquanto o segundo é apoiado pelo pacto de direita Chile Vamos e pelo extremista Partido Republicano.
Também serão eleitos os governadores de Arica e Parinacota, Antofagasta, Atacama, Coquimbo, Valparaíso, O’Higgins, Maule, Biobío, La Araucanía e Los Lagos.
Os colégios permanecerão abertos até às 18h00 (hora local) e a previsão é que os primeiros resultados sejam conhecidos até às 20h30.
ode/car/hb