O encontro– que teve lugar na Guiana – contribuirá para elevar os padrões de saúde graças à possibilidade de aquisição de medicamentos genéricos, laboratórios de testes de medicamentos, tecnologia de radiação, terapia oncológica, máquinas de diálise e ambulâncias marítimas.
A região do Caribe busca diversificar sua matriz energética e promover a colaboração no fortalecimento da conectividade marítima para o desenvolvimento e consolidação do mercado.
Através da colaboração com a Índia, podem ser desenvolvidos elementos como as energias renováveis, a eficiência energética, o comércio e o investimento nesta esfera.
A cooperação pode ajudar a promover aplicações solares descentralizadas, incluindo, entre outras, telhados, mini e micro redes, unidades de dessalinização e armazenamento de baterias.
Os participantes concordaram sobre a importância da Agenda dos Sistemas Agroalimentares da Caricom, um esquema que visa fortalecer a segurança atual do setor na região, reduzindo a fatura das importações em 25 por cento até 2025.
Os líderes concordam com a necessidade de uma maior confiança na inovação e na tecnologia, incluindo tecnologias climaticamente inteligentes; a expansão do agronegócio e da produção de produtos agrícolas, mantém nota oficial do grupo.
É vital, na opinião dos dirigentes, reforçar os sistemas de transporte e o apoio logístico na produção alimentar; sementes de alto rendimento e máquinas agrícolas.
A troca de experiências em agricultura sustentável, investigação e suficiência alimentar será essencial.
ode/joe/hb