Em uma declaração por ocasião do 47º Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, em 29 de novembro, o Ministério das Relações Exteriores da África do Sul conclamou o mundo a refletir e fazer um balanço da difícil situação na Faixa de Gaza.
A mensagem também conclamava Israel a entender que “a única maneira de alcançar a paz é uma solução de dois Estados, na qual Israel possa coexistir em paz com um Estado palestino viável e totalmente independente, dentro de parâmetros reconhecidos internacionalmente”.
Acrescentou que o governo sul-africano continua comprometido em apoiar os esforços para reorientar a agenda internacional sobre a questão e reavivar o processo de paz no Oriente Médio.
“No contexto da ocupação israelense ilegal da Palestina e das atrocidades cometidas diariamente, a África do Sul reitera seu apelo por um cessar-fogo imediato na Palestina e no Líbano e pelo início de um processo político para garantir uma paz justa e duradoura”, diz a declaração.
Enfatizou que a comunidade internacional deve trabalhar para ajudar o povo palestino a alcançar suas aspirações de liberdade, justiça e um Estado palestino independente.
mem/kmg/bm