O maior número de infecções na África foi registrado nos países da África Central e Oriental, sendo a República Democrática do Congo o epicentro do surto, de acordo com o texto.
O Comitê de Emergência do órgão especializado da ONU afirma que a disseminação da doença, também conhecida como varíola do macaco, é agora uma emergência de saúde pública de preocupação global.
As conclusões do estudo, o segundo desde agosto do ano passado sobre o assunto, baseiam-se no número crescente e na disseminação geográfica sustentada de casos, nos desafios operacionais de saúde e insistem na necessidade de “montar uma resposta sustentada e coesa em todos os países e estados-membros”.
Até o momento, mais de 50.000 pessoas foram vacinadas contra a doença, que pode ser letal, conforme evidenciado pelas quase 1.50 mortes e 46.000 pessoas reconhecidas como infectadas no continente desde o caso zero.
A varíola é uma doença viral zoonótica causada pelo vírus da varíola do gênero Orthopoxvirus, que inclui o vírus da varíola (que causa a varíola) e é caracterizada por uma erupção cutânea ou lesões na pele, geralmente concentradas no rosto, nas palmas das mãos e nas solas dos pés.
ro/msl/bm