Em sua mensagem na rede social X, o presidente escreveu: “Saúdo e parabenizo o presidente eleito do Uruguai Yamandú Orsi por sua vitória ontem nas eleições presidenciais de seu país irmão. O Panamá aspira a manter a excelente relação que temos e aumentá-la o máximo possível. Tudo de bom! @OrsiYamandu”.
Com 96% das cédulas apuradas, Orsi recebeu 49,8% dos votos e seu rival, o pró-governo Álvaro Delgado, que se autoproclamou a continuação do governo do presidente Luis Lacalle Pou, obteve 45,92% das cédulas, com uma diferença de cerca de 89.000 votos.
Em seu discurso de vitória, Orsi disse a milhares de apoiadores da Frenteamplista que governará para todos e estará aberto para ouvir aqueles que perderam a votação do dia anterior.
Não haverá espaço para queixas ou desqualificação, o país da solidariedade e do respeito pelos outros triunfou, disse ele em uma mensagem inclusiva.
Também serei o presidente que defende o crescimento nacional, disse ele, em direção aos setores produtivos.
Por sua vez, a vice-presidente eleita, Carolina Cosse, disse que anos de trabalho árduo estão por vir “com todos e para todos”.
Mulino anunciou que participará da reunião de cúpula do Mercado Comum do Sul (Mercosul) em Montevidéu nos dias 5 e 6 de dezembro, onde assinará a adesão de seu país ao bloco como um estado associado.
rgh/ga/bm