Serão duas questões fundamentais que os deputados vietnamitas irão abordar esta segunda-feira: a primeira, a discussão do projeto de lei que altera e complementa vários artigos da atual legislação publicitária.
Posteriormente, ouvirão a proposta e o Relatório de Verificação sobre soluções para superar definitivamente as dificuldades causadas pelo impacto da pandemia Covid-19 para que a companhia Vietnam Airlines possa recuperar rapidamente e desenvolver-se de forma sustentável.
No último dia útil da semana anterior, no sábado passado, a legislatura vietnamita aprovou com o voto a favor de 88,6% dos parlamentares a Lei do Patrimônio Cultural (alterada), que entrará em vigor a partir de 1 de julho de 2025.
A nova legislação contempla, entre outros temas, as atividades de gestão, proteção e promoção dos valores do património cultural, e os direitos, obrigações e responsabilidades das agências, organizações, comunidades e indivíduos responsáveis pelos mesmos.
Salienta ainda que o património cultural especificado nesta Lei inclui o património material e imaterial, transmitido de geração em geração, e que o Estado desempenha um papel preponderante na garantia e desenvolvimento de atividades de proteção e promoção dos mesmos valores.
Menciona entre as obrigações do Estado mobilizar recursos sociais para atividades de proteção e promoção dos valores do patrimônio cultural de regiões e grupos étnicos, bem como priorizar a alocação do orçamento do Estado para tais atividades.
Além disso, salvaguardar e promover os valores do patrimônio cultural registrado ou reconhecido pela UNESCO, e proteger tanto o valor das línguas faladas e escritas dos grupos étnicos e a sua riqueza patrimonial, bem como as relíquias nacionais especiais e históricas e vestígios culturais seriamente degradados.
A lei confirma o dia 23 de novembro de cada ano como o Dia do Patrimônio Cultural do Vietnã, e estipula que o Fundo de Conservação do Patrimônio tem caráter estatal extra-orçamental e os seus recursos financeiros provêm de ajudas, patrocínios, apoios e doações de organizações e indivíduos nacionais e estrangeiros.
Na sua sessão de sábado passado, o Parlamento vietnamita discutiu também a necessidade de promulgar a Lei dos Produtos Químicos (conforme alterada) para superar as limitações e insuficiências da legislação atual e garantir a unidade e uniformidade do sistema jurídico.
A oitava sessão do Parlamento vietnamita estava prevista para acontecer em duas etapas: a primeira foi realizada de 21 de outubro a 13 de novembro e a segunda entre os dias 20 e 30 do corrente mês.
jf/mpm/ls